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terça-feira, 17 de abril de 2012

Brincar, brincar e brincar!

Correr, pular, jogar bola, se sujar dos pés à cabeça ... Todos os dias, mesmo que seja uma só vez, temos que descer e deixar a nossa pequena curtir o seu tempo ao ar livre dentro e/ou fora do condomínio. Fazemos de tudo para que isso faça parte da rotina dela,  mas sabemos que nem sempre é possível. Quando a nossa “aventura” vai por água abaixo, a solução é contentar-se com o cantinho da bagunça. Esse cantinho, antes da Victória nascer, aparentemente, não tinha importância alguma, ele servia apenas como um pequeno cômodo que dava acesso da lavanderia para o corredor dos quartos e vice e versa... Mas agora ele é especial e naquele cantinho pode quase tudo!

Dentro ou fora de casa o importante é brincar!


Encontrei uma matéria interessante sobre brincar.
Segue abaixo parte dela e logo em seguida o link da matéria completa.

Brincar é coisa séria
A importância de brincar


Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.


A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…
Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.

Etapas

O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurará companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo). A partir daí, desenvolverá o conceito de grupo e descobrirá os prazeres e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.
Brincar em grupo evita que a criança se desestimule, mesmo quando ainda não sabe brincar junto. Ela aprende a esperar sua vez e a interagir de forma mais organizada, respeitando regras e cumprindo normas. Com os grupos ela aprende que, se não encontrarmos uma forma eficiente de cooperar uns com os outros, seremos todos prejudicados. A vitória depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder.

A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.
Link p/ matéria compelta:
http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=36








                                    O cantinho da bagunça/Brinquedo







Um comentário:

  1. Que delícia de fotos, delícia de infância e delicinha de menina, adoro!

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